CONPAS
Conselho de Pastores de São Caetano do Sul

O Brasil precisa de Deus e Deus precisa do Brasil numa nova dimensão! Usando a linguagem do Salmo 81, o Brasil está devastado pelo “javali” das selvas e as “feras” do campo o devoram. O Brasil precisa voltar-se para Deus e isso deve partir do próprio povo de Deus “que se chama pelo Seu nome”, II Crônicas 7:14.

Aqui e acolá, líderes evangélicos estão conclamando o povo de Deus para um dia de oração e de humilhação nacional em data como a de 15 de novembro (O Pr. Enéias Tognini, hoje com 99 anos e, ainda, na ativa, foi o pioneiro nessas convocações). Aproveitamos para transcrever, na íntegra,acontecimento semelhante nos dias trevosos dos Estados Unidos da América do Norte, há mais de 200 anos.

“Proclamação a respeito de um dia de humilhação, jejum e oração nacionalpor sua Excelência Abraão Lincoln,Presidente dos Estados Unidos Da América do Norte.”

01. “Visto que o Senado dos Estados Unidos, reconhecendo devotadamente a suprema autoridade e justo governo de Deus Todo-Poderoso sobre todas as questões dos homens e das nações, requereu por uma solução que o Presidente marcasse e separasse um dia de oração e humilhação nacionais.

02. E visto que é dever tanto das nações como dos homens reconhecer sua dependência do poder governador de Deus, de confessar seus pecados e transgressões, em humildade e tristeza, na esperança certa de que o arrependimento genuíno levará à misericórdia e ao perdão e de reconhecer a sublime verdade anunciada em toda a história de que só são abençoadas as nações cujo Deus é o Senhor.

03. E visto que sabemos que, por Sua divina lei, as nações como os indivíduos estão sujeitos a castigos neste mundo, que não temamos demasiadamente que a terrível calamidade da guerra cruel que atualmente desola nossa terra seja punição a nós infligida por causa de nossos pecados de presunção, coma finalidade necessária de obter a reforma nacional, como um povo unido.

04. E visto que temos sido os recipientes das melhores bênçãos celestiais, que temos sido preservados durante todos esses anos de paz e prosperidade; que temos crescimento em número, riqueza e poder como nenhuma nação jamais cresceu ainda que nos tenhamos esquecido de Deus.

05. Que nos tenhamos esquecido da graciosa mão que nos tem multiplicado e enriquecido e fortalecido. E que temos vagamente imaginado, segundo a ilusão de nossos corações, que todas essas bênçãos têm sido produzidas por alguma superior virtude própria, ainda que tenhamos estado intoxicados pelos sucessos constantes e nos tenhamos tornado autossuficientes, não sentindo mais a necessidade da graça remidora e preservadora, orgulhosos demais para orar ao Deus que nos criou.

06. Cumpre-se, portanto, humilhar-nos perante o Poderoso ofendido, confessar nossos pecados nacionais e orar por clemência e perdão.

Agora, pois, em aquiescência à solicitação e, estando de pleno acordo com o parlamento do Senado, mediante esta proclamação, marco e separo o dia de terça-feira, 30 de abril de 1863, como dia de humilhação, jejum e oração nacionais. E, por este ato, solicito a todo o povo que se abstenha, nesse dia, de todas as atividades ordinárias seculares e que se una em seus diversos locais de adoração pública e em seus respectivos lares na observância do dia consagrado ao Senhor e devotado ao desempenho dos deveres religiosos próprios a essa ocasião solene.

07. Tendo-se cumprido tudo isso, em sinceridade e verdade, descansemos humildemente na esperança autorizada pelos ensinos divinos e, não menos, com perdão de nossos pecados nacionais e com a restauração de nosso país, atualmente dividido e sofredor, para que retorne à sua anterior condição de feliz união e paz.“Em testemunho, assino o nome e ordeno seja afixado o selo dos Estados Unidos. Efetuado na cidade de Washington, em 30 de abril do ano do Nosso Senhor de 1863. Abraão Lincoln– Presidente dos Estados Unidos.”

Quem conhece a Bíblia e o Deus da Bíblia nunca perde de vista que Deus também pode mudar o curso da nossa tão sofrida Nação Brasileira, mergulhada na idolatria, superstições e consequências outras. Há aqueles que perdem o foco dos planos de Deus usando o púlpito, insinuando isto ou aquilo, não condizente com os princípios gerais da Palavra de Deus. Há aqueles que, desprezando a Teologia da Redenção, do novo nascimento, da Obra Redentora do Calvário, abraçaram a “Teologia da Libertação” política e se envolvem, ostensivamente,emmovimentos outros. Há aqueles que, demonstrando-se cultos e ilustrados, sempre apresentam uma “teologia da contextualização do pode tudo”, estranha e prejudicial e, ainda, apoiamou se envolvem com movimentos que desestabilizam o plano de Deus com a família, cujo propósito é a aliança entre o homem e a mulher. Todavia, cremos que, se o povo evangélico bombardear o Trono da Graça de Deus, crendo no valor da velha e poderosa arma, a oração, fará grandes mudanças e a nossa Pátria será estremecida pelo poder de Deus, pelo arrependimento genuíno, pela evangelização autêntica e muita coisa mudará, pois “Feliz é a Nação cujo Deus é o Senhor” e, orientada a parte espiritual, a verdadeira volta para Deus, a influência será grande na esfera social, econômica, política, educacional e firmeza da justiça sem corrupção.

O nosso apelo é, também, no sentido de que os Líderes Evangélicos do Brasil que têm a oportunidade de Deus de estarem na mídia possam se unir, quanto nada neste objetivo de convocar o povo evangélico no Brasil para um Dia Nacional de Oração e Jejum na presença de Deus, mantendo-se cada segmento evangélico ou todos os segmentos nas suas respectivas Igrejas (o dia todo ou meio período).

Numa “Jesuscidência”, pois no Reino de Deus não há ‘coincidência’, já está programado o Congresso Nacional de Intercessão, que ocorrerá no dia 7 de setembro de 2013, em Salvador- BA, no Centro de Convenção, com capacidade para 11 mil pessoas, E QUE DECRETARÁ NO MUNDO ESPIRITUAL, A INDEPENDÊNCIA ESPIRITUAL DO BRASIL!

Cada vez mais, firma-se o trabalho do CÍRCULO DE ORAÇÃO da Assembleia de Deus de São Paulo (que está apoiando firmemente o Congresso em Salvador), presidido pela irmã ZÍBIA ALENCAR, e tendo como foco principal, interceder pelo Brasil, pelas Igrejas e Ministros do Altar.

Portanto, a Nação Evangélica, já está sendo convocada a jejuar e orar pelo Brasil, no dia 7 de setembro, Dia da Independência do Brasil, que precisa de independência espiritual!

ABC-Paulista, 28 de maio de 2013