CONPAS
Conselho de Pastores de São Caetano do Sul

Portanto, procurai com zelo os melhores dons; e eu vos mostrarei um caminho mais excelente. 1 Coríntios 12: 31

As Organizações Não Governamentais surgiram no Brasil, nos anos 50, e tinham uma administração bastante informal, marcada pelo amadorismo e conduzida basicamente pelo militante. Hoje, verificamos a atuação cada vez mais profissional e a busca de uma administração eficiente e eficaz. A aura de romantismo que emanava das ONGs é substituída por um comportamento mais pragmático. Sem modelos próprios de gestão, as organizações sem fins lucrativos absorvem práticas e modelos do mercado e do setor público e tentam adaptá-los à lógica do Terceiro Setor.

As igrejas evangélicas podem e devem ser vistas como modelo de inserção social de milhões de brasileiros, seja nos setores da Educação, Saúde, Social ou Ambiental. Paulo nos revela que podemos atuar em diversas áreas para o fortalecimento da igreja. Em Romanos 12:4-5 Porque assim como em um corpo temos muitos membros, e nem todos os membros têm a mesma operação. Assim nós, que somos muitos, somos um só corpo em Cristo, mas individualmente somos membros uns dos outros.

Sem nos perdermos do foco principal que é a evidência da salvação, podemos praticar boas obras e sermos auxiliadores do 1º Setor “Governo” para levarmos a verdadeira religião aos povos não alcançados. Em Mateus 5:13-14 Jesus mesmo nos revela: Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte;

Então, cabe a nós sermos excelentes e praticarmos de forma santa o que preconiza a Bíblia e a Constituição do Brasil.

Para que possamos ter um Planejamento Estratégico precisamos ter entendimento da aplicabilidade da renuncia fiscal que é baseada na Lei Federal nº 9.249/95, artigo 13, § 2º, item II e III. A renuncia fiscal poderá ser captada apenas pelas instituições que possuem o título de Utilidade Publica Federal ou que tenha registro como OSCIP – Organização da Sociedade Civil de Interesse Publico junto ao Ministério da Justiça, conforme Medida Provisória nº 2.158-35/01, artigo 59 e 60.

Como conseqüência pela falta de domínio sobre o tema, o assunto é tratado de forma marginal ou como tema secundário, sem o reconhecimento da sua real importância no contexto econômico, social e religioso de uma comunidade, sendo este tema tratado como assunto relacionado às ações de benemerência ou filantropia, ao passo que a Bíblia nos ensina que é o Senhor que nos coloca como estandartes da sua palavra.

Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho. Salmos 119:105

Pr. Roberto da Costa Bortoni – 2º Tesoureiro do CONPAS

Uma resposta