Introdução. Certa ocasião, uma universitária me procurou para receber algumas dicas sobre a origem da palavra comunicação. Disse-lhe, prontamente: O princípio da comunicação está na própria Bíblia sendo Paulo o primeiro a usá-lo e, em seguida, citei Filemon 1:6 – para que a comunicação da tua fé seja eficaz. Tem-se o termo do grego: koinonia que envolve, também, a ideia de comunhão, participação, comunicação. E o versículo fala de comunicação eficaz / energhês – ativa, poderosa, energética. Assim deve ocorrer a comunicação do Evangelho, que expressa o poder de Deus.
01. Eu sou devedor (Romanos 1:14). Paulo tinha um compromisso integral com o Evangelho de Jesus Cristo e era consciente de que estava em débito com Deus e os homens no compromisso de anunciar ou comunicar o evangelho. Precisava, por assim dizer, dentro de um imperativo categórico, proclamar o evangelho a todos: Eu sou devedor tanto a gregos como a bárbaros, tanto a sábios como a ignorantes.
02. Estou pronto (Romanos 1:15). O seu compromisso integral com o evangelho deixava-o sempre pronto! Existe aquele remédio em cujo frasco está escrito: agite-o antes de usar! Ora, Paulo já estava agitado, pronto para ser usado, motivado a pregar o evangelho no espírito da declaração de I Pedro 3:15 – antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós. Paulo estava pronto: E assim, quanto está em mim, estou pronto para também vos anunciar o evangelho, a vós que estais em Roma.
03. Não me envergonho (Romanos 1:16). Paulo disse: não me envergonho do evangelho de Cristo. Pense um pouco na grandeza do poder de Deus, na Sua soberania, nos valores da glória e da eternidade e, também, na fragilidade do homem que, por mais poderoso que se julgue, não passa de um mero mortal e o seu corpo destinado a ser pó! Mas o evangelho de Cristo é uma potência divina, uma potência universal pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego.
04. O tempo para comunicar o Evangelho é Hoje. Mesmo no Antigo Testamento, veio à tona a urgência da comunicação das Boas Novas, das Boas Notícias como requer a palavra Evangelho. Os quatro leprosos: Disseram uns para os outros: Não fazemos bem; este dia é dia de boas-novas e nos calamos; se esperarmos até à luz da manhã, algum mal nos sobrevirá; pelo que agora vamos e o anunciemos à casa do rei (II Reis 7:9).
05. O dia de Boas Novas é Hoje! הַיּוֹם הַזֶּה יוֹם־בְּשֹׂרָה- Há-iôm há-zéh Iôm-Bessoráh. Ao pé da letra: Hoje, este é o dia de boas novas. Escutem! Este é o tempo em que Deus mostra a sua bondade. Hoje é o dia de ser salvo (II Coríntios 6:2 – Trad. W.Kaschel).
06. sobre mim pesa essa obrigação: Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho (I Coríntios 9:16). É o verdadeiro ai mineiro gospel! No Evangelho não há lugar para a timidez: Lembra-me a professora de Escola Dominical, Henriquetta C. Mears que, em um domingo à tarde, foi visitar uma jovem não crente da alta sociedade. Ao aproximar-se da sua mansão, viu-a com o seu namorado. Ah, pensou, é um constrangimento grande e uma hora imprópria. Contudo reagiu e foi em frente. Quando os saudou, ficou surpresa com a declaração da jovem. Foi bom a senhora ter chegado neste momento, pois estávamos conversando sobre religião e temos muitas dúvidas. A evangelista cumpriu grande tarefa naquela memorável tarde! Cf.: II Timóteo 1:7.
08. CONCLUSÃO: Deve-se dizer como Paulo: Sou devedor (a), Estou pronto (a), e não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego. Adverte o Salmo 142:4 –Olhei para a minha direita e vi; mas não havia quem me conhecesse; refúgio me faltou; ninguém cuidou da minha alma. O Profeta Isaías diz: ó vós que fazeis menção do Senhor, não haja silêncio em vós (Isaías 62:6b). Lembre-se de Atos 8:29 – Disse o Espírito a Filipe: Aproxima-te do carro. Sim, aproxime-se de alguém e testemunhe o Poder do Evangelho! (Resumo feito após palestra aos Jovens da Shalom, em 30.07.2013)