01. A Bíblia não é um livro de regras; não estabelece critérios de usos e costumes ao bel-prazer deste ou daquele grupo. Na verdade, a Bíblia ensina princípios abençoadorespara a vida cristã.
02. É preciso, entretanto, situar tanto o propósito de colocações bíblicas sobre certos padrões de conduta como o contexto da época. Quando a Bíblia diz, por exemplo, no Antigo Testamento, para não usar vestes ou roupas de diversas cores, qual seria o porquê dessa advertência? O propósito de Deus era estabelecer adiferença entre os Israelitas e o povo da época, pois as vestes coloridas (Levíticos 19:19) associavam-seàs práticas de crenças demoníacas. Semelhantemente, nos nossos dias, alguém residente numa cidade onde a prática da obra de macumbaria é bastante acentuada pode constatarque, na sexta-feira, todos os seus adeptos vestem roupas brancas; os redimidos, por precaução, devem evitar fazer o mesmo nesse dia para tão somente não ser confundido!
03. O texto bíblico, no Antigo Testamento, que tem criado animosidade e doutrina fechada e radical éDeuteronômio 22:5 – “Não haverá traje de homem na mulher, e não vestirá o homem veste de mulher; porque qualquer que faz isto abominação é ao SENHOR, teu Deus”.
04. Precisa-se, inicialmente, de informação a respeito das vestimentas do homem e da mulher na época de Moisés. Veja-se, por exemplo, que em Êxodo 20:26 está escrito:“Não subirás também por degraus ao meu altar, para que a tua nudez não seja descoberta diante deles”. É preciso lembrar-se e conscientizar-se,aqui, de que Deus está falando para o próprio homem Moisés! Já se antecipa que Moisés não usava calças como nós,homens,as usamos hoje. Como é que um homem subiria os degraus de uma escada e sua nudez seria vista? Hoje, quando um homem sobe uma escada, ele expõe a sua nudez? E o mesmo poderia ocorrer com uma mulher, e não seria esse o cuidado e orientação de Deus?O problema persiste ainda hoje nesse sentido?
05. Ainda em Gênesis 37:3, a vestimenta era uma túnica chamada, no hebraico, de “ketonet”, e o velho Jacó preparou uma para o seu filho: “e fez-lhe uma túnica de várias cores”.Os próprios sacerdotes, à semelhança de Moisés, também usavam túnicas de uma só peça.
06. No Novo Testamento, o princípio geral está na colocação de “TRAJE DECENTE”:“Que do mesmo modo as mulheres se ataviem em TRAJE HONESTO (decente), com pudor e modéstia”(I Timóteo 2:9; I Pedro 3:4-5).O traje decente significa que a mulher está adornada(I Pedro 3:5), embelezada, por força do verbo Κόσμέω/ kosméo (vem de kósmos) – pôr em ordem, adornar, embelezar (daí,cosmetic, em inglês = cosmético).Deve-se considerar que a mulher bela e adornada, à luz da Bíblia, certamente,está “decentemente vestida.” Percebe-se que o Novo Testamento não faz citação ou restrição deste ou daquele tipo de vestimenta, mas põe o ponto de equilíbrio em “vestimenta decente” seja qual for o seu vestuário.
07. O Novo Testamento apresenta diversos princípios de comportamento e conduta. Um exemplo: I Coríntios 6:12 -“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma delas”.É importante o termômetro da consciência cristã em se fazer ou deixar de se fazer algo.A Bíblia diz também: “Portanto, quer comais, quer bebais ou façais qualquer outra coisa, fazei tudo para a glória de Deus” (I Coríntios 10:31).Permanece, pois, o princípio da consciência cristã. Onãodaregra e suas proibições específicas: “não pode”, “é pecado”; “não toques”, “não proves”, “não manuseies” esclarecem-seem Colossenses 2:16-23.E claramente diz o verso 22: “Tais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens”.
08. Todo legalismotem o seu furo, a sua falha, pois o Novo Testamentofoca no propósito do equilíbrio da consciência cristã e, quanto à vestimenta, pontua o propósito de “TRAJE DECENTE”.Deve-se ter a compreensão de que se pode usar, hoje, uma saia decente, um vestido decente e, também, uma calça decente(feminina), bem como bermuda decente em ocasiões apropriadas. Enfim, para não se cair também em legalismo, deve-se dizer que a pessoa salva, deve saber como se vestir.
09. O contexto de usos e costumes é de forte apreciação do ‘pentecostalismo radical’ e é complexo e complexado! Eis um exemplo: No norte do Congo, África, inclusivenas Igrejas, as mulheres que são do bem, honestas, mantêm, sempre, o seu busto descoberto, à mostra; mas, as prostitutas cobrem o seusseios.
10. Um Missionário recém-chegado àquela região, após certo tempo de permanência ali, dirigiu-se aos líderes da Igreja, argumentando que as irmãs não poderiam ir daquela maneira para os cultos. Os anciãos da Igreja reagiram com veemência, sentindo-se ofendidos, dizendo: “o senhor está chamando as nossas esposas de prostitutas”?
11. Quero encerrar lembrando, mais uma vez, que a vida cristã não é pontilhada de regras e controles meramente humanos. Deus quer vasos cheios da sua Palavra, do Espírito Santo, de santidade, quando o caráter reflete a glória de Cristo. Ressalte-se, também, que a mulher de Deus não deve expor de maneira “ingênua” ou intencional, a “cinemática” sensual do seu corpo,templo do Espírito Santo, através de vestes indecentes, seja qual for o traje ou vestuário!
12. Certamente, que o (a) redimido (a), deve cuidar da sua aparência, do seu traje, refletindo, sempre, a beleza do evangelho, como respondeu certa irmã quando indagada sobre o segredo da sua beleza:“Uso a Palavra da verdade nos meus lábios; nos meus olhos, compaixão;em minhas mãos, a caridade (amor em ação) e no meu vulto, a retidão”.
Sim, nisso está o projeto de Deus para os seus filhos e nãono rigor ascético de vestimentas ou coisas similares.
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